Jakub Mensik, o atual número 21 do mundo e vencedor do Miami Open, continua demonstrando sua excelência nas quadras ao alcançar as quartas de final do Madrid Open, onde foi eliminado por Francisco Cerúndolo. Apesar de seus feitos impressionantes aos 19 anos, Mensik sente que a atenção midiática voltada a ele é menor se comparada ao brasileiro João Fonseca, cujo ranking é inferior (com melhor posição em 59º) e conquistas menos marcantes até o momento.
Em uma entrevista ao site Punto de Break, Mensik abordou a discrepância de visibilidade entre os dois jogadores, destacando as influências do país de origem: "Essa pergunta sempre me fazem. João é um jogador talentoso, fazemos parte da mesma geração, porém ele vem de um país bastante expressivo como o Brasil. Talvez isso justifique a maior atenção direcionada a ele em relação a mim."
Apesar disso, o jovem talento tcheco afirmou que não se deixa afetar por essa disparidade: "O que realmente importa para mim são as conquistas e os títulos que posso alcançar no futuro. Não posso me distrair com fatores externos ou o que a mídia está priorizando."
No último dia 05, João Fonseca e Bia Haddad Maia conheceram seus respectivos adversários para a estreia no Roma Open. Fonseca terá pela frente o húngaro Fabian Marozsan, atualmente ocupando a 61ª posição no ranking mundial, em um confronto previsto para iniciar nesta mesma semana.
Em uma possível vitória, João terá a oportunidade de reencontrar o russo Andrey Rublev na fase seguinte. Como cabeça de chave 16 do torneio, Rublev avançou automaticamente para a segunda rodada. Assim, teríamos uma revanche do confronto ocorrido no Australian Open, no qual Fonseca saiu vitorioso por 3 sets a 0, conquistando sua primeira vitória em um Grand Slam.
Dessa forma, se progredir ainda mais na competição, o brasileiro poderá cruzar caminho com jogadores do calibre de Taylor Fritz, atualmente ocupando o 4º lugar do ranking mundial, e o jovem prodígio Jakub Mensik, vencedor do Miami Open após superar Novak Djokovic na final.