Destaques e Emoções do Pan Americano de Jiu-Jitsu Desportivo no Rio de Janeiro

O Pan Americano de Jiu-Jitsu Desportivo, realizado no último fim de semana, foi um verdadeiro sucesso no Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Com mais de 2.000 atletas competindo, o evento foi marcado por grandes disputas e muita emoção.

O torneio, que fez parte da terceira etapa do Circuito Mineirinho 2025 organizado pela CBJJD, contou com competições de alto nível no quimono e uma edição especial do Festival Kids em homenagem ao Dia das Mães, que foi uma das principais atrações do evento.

Uma presença marcante no Pan Americano foi a multicampeã faixa-preta Jessica Caroline, que competiu ao lado de sua filha Sofia. Jessica compartilhou sua alegria: "Estou muito feliz em ter minha filha participando do seu primeiro campeonato. Ela sempre me acompanhou nas lutas e quis competir também. Para mim, não há presente melhor do que esse no Dia das Mães".

Na competição por equipes, a GFTeam conquistou os títulos nas categorias juvenil, adulto e master, seguida pelo Instituto Vencedores em Cristo em segundo lugar e Double Five em terceiro. Game Fight JJ e Top Brother completaram o Top 5. No Festival Kids, a R1NG BJJ ficou com o ouro, seguida pelo Instituto Vencedores em Cristo com a prata e a Top Brother com o bronze, enquanto GFTeam e Geração UPP vieram em seguida.

O representante da GFTeam no Circuito Mineirinho, Márcio Tubarão, elogiou a organização do Pan Americano de Jiu-Jitsu Desportivo e a performance de sua equipe. Ele destacou: "Quero parabenizar o presidente Rogério Gavazza e toda a equipe da CBJJD pelo excelente evento. Foi muito bem organizado e todos os problemas antigos foram corrigidos. Quanto à GFTeam, sempre buscamos a vitória. Podem esperar ainda mais atletas na próxima etapa".

Na categoria masculina faixa-preta, João Pedro Carvalho Oliveira (GFTeam) foi o destaque como campeão absoluto adulto, enquanto Nivaldo Neto (GFTeam) venceu no master 1, Israel Motta (Instituto Vencedores em Cristo) no master 2 e Nilson Braga (Jesos ao Extremo) no master 3. Entre as mulheres, Larah Reis, Bárbara Barboza e Gabrielly Oliveira foram as campeãs nos pesos abertos de suas respectivas categorias de faixa.

O Pan Americano de Jiu-Jitsu Desportivo não só foi importante pelo ranking, mas também como a segunda etapa do Grand Slam do Circuito, que inclui o Sul Americano (já realizado), Brasileiro e Mundial. Os faixas-preta que vencerem peso e absoluto em todas as etapas terão a oportunidade de lutar pela ISBJJA na Europa em 2026. Além disso, a CBJJD continuará a sortear uma área de tatame e quimonos durante todas as etapas da temporada.

O próximo evento do Circuito está agendado para junho, com o Brasileiro nos dias 14 e 15 e o Brasileiro Kids nos dias 21 e 22. As inscrições já estão abertas no site oficial da CBJJD.

Atletas competindo no Pan Americano de Jiu-Jitsu Desportivo