No seu primeiro encontro com os jornalistas, realizado na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa Leão XIV mostrou-se bem-humorado, revelando sua paixão pelo tênis, um assunto inesperado que ganhou destaque na conversa, conforme divulgado pela Sky Sport italiana.
Durante a entrevista coletiva, um repórter sugeriu a ideia de realizar uma partida de tênis beneficente para arrecadar fundos em apoio às Obras Pontifícias Missionárias, proposta prontamente aceita pelo pontífice. Com um sorriso no rosto, o Papa Leão XIV respondeu: "Claro que sim."
O clima descontraído continuou quando o repórter brincou dizendo que traria Andre Agassi, ex-número 1 do mundo e conterrâneo do novo Papa, que é americano. Leão XIV entrou na brincadeira e fez um comentário espirituoso, mencionando de forma humorada o tenista italiano Jannik Sinner, fazendo uma associação com o significado do sobrenome em inglês.
Outros jornalistas se prontificaram a jogar uma partida de duplas, e o Papa, sempre bem-humorado, respondeu: "Eu jogo, mas não sou tão bom."
Embora tenha nascido em Chicago, cidade conhecida por seus clubes esportivos tradicionais como os Bulls da NBA e os White Sox da MLB, o pontífice revelou ser um grande admirador do tênis. Em entrevistas, ele afirmou: "Considero-me um grande entusiasta do tênis. Desde que deixei o Peru, tive poucas oportunidades de jogar. Espero voltar às quadras em breve", declarou o então cardeal, conforme reportado pelo jornal argentino La Nación e pelo site Pillar Catholic.
Além disso, de acordo com o jornalista Osler Desclano em uma entrevista à TV Perú Noticias, Robert Prevost é um apoiador do Alianza Lima, segundo clube com mais títulos no Peru. Embora não haja um comunicado oficial do Papa Leão XIV sobre o assunto, a associação faz sentido, uma vez que, apesar de ter nascido nos Estados Unidos, ele é cidadão peruano naturalizado e desenvolveu grande parte de seu trabalho religioso no país.